Casa perfumada: aromaterapia ganha adeptos ao despertar memórias afetivas
- Cura Terna
- 6 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de jul. de 2024

O perfume do lar tem variadas roupagens: incensos, óleos essenciais, velas e difusores de ambientes
A aromaterapia vem sendo adotada dentro das casas como opção para proporcionar bem-estar. Experiência sensorial de uma casa perfumada transmite aconchego
O olfato tem o poder de despertar sensações únicas e evocar lembranças afetivas, permitindo reviver momentos especiais. Quem nunca entrou em um ambiente e sentiu um perfume carregado de histórias, lembrando-se da casa da avó, da comida da mãe ou de uma viagem? Os aromas são capazes de nos transportar no tempo e provocar emoções.
A aromaterapia vem sendo adotada dentro das casas como uma opção para proporcionar bem-estar. A experiência sensorial de entrar em uma casa perfumada não apenas transmite sensação de aconchego, mas também tem o poder de definir o estilo de quem reside no local: “Ao entrar em uma casa e sentir os aromas específicos dela, conseguimos até fazer uma leitura da personalidade de quem vive ali. Por isso, a aromaterapia, aliada à decoração, está ganhando cada vez mais espaço. Hoje, o perfume do lar tem variadas roupagens: incensos, óleos essenciais, velas, difusores de ambientes, cada vez mais exclusivos e sofisticados”, explica a arquiteta Lorena Santos, do Grupo A.Yoshii em Campinas (SP).
Além de proporcionar um ambiente perfumado, os aromas também ajudam a tornar os espaços da casa mais saudáveis, priorizando o bem-estar e conforto dos moradores. Quando sentimos os aromas, ativamos o sistema límbico, que está diretamente ligado às emoções, ao humor, ao comportamento e à memória.
Atualmente, a decoração de um lar vai além da escolha de móveis, objetos e cores, abrangendo também a seleção dos perfumes que preenchem a casa, capazes de proporcionar sensações de bem-estar e acolhimento.
FONTE: Estado de Minas
Comments